FacebookE-mailLinkedIn

Bloco Somos Um abre Carnaval em Campinas

Patrícia Coutinho



A primeira noite de Carnaval em Campinas mal tinha começado e os blocos já invadiram a avenida com as inesquecíveis marchinhas. O primeiro grupo a se apresentar foi o Somos Um, que entrou na passarela do samba com o lema da cooperatividade em prol da dignidade. Formado por cadeirantes e pessoas com deficiência, o grupo chegou cheio de gás e já pensa no Carnaval do próximo ano.



“A nossa intenção era mostrar um pouquinho nas ruas de Campinas o trabalho que o CEDAI realiza”, disse Keyla Ferrari, criadora do projeto e diretora da ONG CEDAI – Centro de Dança Integrada.



Vicente Pironti, do grupo Humaniza, diz que a ideia era colocar, plantar nos presentes, a sementinha de uma nova perspectiva. “O canto dos excluídos e dos incluídos que busca dignidade para todos é SOMOS UM. Então, nós buscamos a transformação e a promoção social de uma maneira positiva, sem indignação, de uma maneira carinhosa, amorosa”, disse. “Eu fiquei muito emocionado. Eu não sou de carnaval, mas quando a gente tem a oportunidade de participar e sentir o calor das pessoas a gente se anima”, concluiu.



Bloco da Municipalidade



Logo após o Somos Um, foi a vez do Bloco da Municipalidade tomar a avenida. Formado pela junção de quatro blocos - DST/AIDS, EMDEC, Viva+ e Juventude – o grupo chegou ao som de marchinhas que marcaram e ainda marcam as festas de Carnaval, como “Cabeleira do Zezé”, “Maria Sapatão” e “Cachaça”. Além disso, o bloco trouxe para a avenida o tema do Carnaval “O Bicho tá solto, pegue o bicho!”.



Andréia Ortolani nem tinha terminado de desfilar e já demonstrava grande satisfação. “A sensação é ótima, adrenalina, e quanto mais gente melhor. É tudo de bom! Depois de desfilar, eu pretendo ficar aqui, para ver as escolas de samba”, disse.



Uma das coordenadoras do bloco, por meio da EMDEC, Roberta Mantovani, falou um pouco sobre a história do bloco, que surgiu com o Bloco da Inclusão, que tinha como objetivo discutir a acessibilidade, o Carnaval para todas as pessoas e, principalmente, trazer a mensagem da segurança no trânsito e o risco da junção bebida alcoólica e direção.



Sobre a junção dos blocos, Roberta avalia como positiva a iniciativa. “A iniciativa é perfeita, porque todos nós trabalhamos por um objetivo comum, que é ter qualidade de vida, segurança, que é ter uma melhor vida para todas as pessoas. E cada bloco, cada secretaria, cada trabalho dentro das ações da Prefeitura trazem um aspecto muito importante dentro deste aspecto da qualidade de vida e essa junção só vem fortalecer nossa proposta”, concluiu.


Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001-40


Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados

(Luis Granzotto-Fotos)
Notícias
Blocos animam festa e foliões na passarela do samba

http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=5555

05/03/2011 - 11:19

Leia Mais